
Eu costumava sempre ficar acordada do dia anterior ao meu aniversário, esperava dar meia noite pra poder aproveitar cada mínimo segundo do "meu dia". Algumas pessoas me surpreenderam ligando meia noite e um, por exemplo. Lágrimas emocionadas por dividir com a família, amigos mais um ano e rever outras pessoas que eu só tinha nesse dia tão especial. Sempre gostei destas reuniões felizes, regada a muitas risadas, recordações dos aniversários anteriores..."Nossa, lembras daquela vez que comemoraste na boate?" Eu com certeza fingia que não, mas lógico que lembrava. E como lembrava!
Dia de aniversário aqui em casa era certeza de minha avós aparecerem, principalmente a avó materna, que vinha com alguma lembrancinha, e o famoso açaí, passava o dia aqui, dormia pela tarde no sofá e ia embora pela tardinha. Nossa, era tradição. Sempre foi ! Isso só passou a mudar um pouco porque uma priminha resolveu nascer no mesmo dia que eu... É mole? Tantos primos e a data exclusiva não era mais minha. Eu passei a programar certinho todo o meu aniversário pra não perder um minuto sequer. Roupa nova, cabelo feito, maquiagem impecável. Cada momento era importante sim.
Mas porque? Qual o real significado de aproveitar o aniversário? Será que a gente faz realmente uma reflexão da sensação de espera que nossos pais tinham a nosso respeito? Os nove meses (na maioria dos casos) de aspirações, de escolha de nome, roupinha, com quem mais se pareceria... O reboliço na família inteira, o "parabéns, papai! Parabéns, mamãe!" Será que temos noção de quanto éramos esperados? Eu acho que não, arrisco em responder. O aniversário hoje é comemorado reuniões de amigos convidados, família reunida e poucos sabem de fato agradecer pela vida, saúde diárias.
A cada dia estamos envelhecendo, passando de idade, passando de tempos em tempos, mas quem chega ao final do dia, chama os familiares, os amigos e começa a cantar: "Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos dias de vida!""Ae, cara! Parabéns! Quero vir amanhã de novo, viu? Mais um dia, hein? Quem diria?!" ? Parece que as pessoas só dão valor pra'queles que completam anos mesmo, tipo, a longevidade só será comemorada quando for certinho o dia em que aquela pessoa veio ao mundo... Quanta falta de consideração com o dia que passou, com a experiência vivida hoje.
Eu continuo amando o dia do meu aniversário, mas quer saber? Mudei minha postura em relação ao que realmente significa. Hoje estou comemorando mais um dia viva e vivendo bem. A cada dia escolhendo me amar mais, isso é vitória honrosa. E sabe? A partir de cada dia de aprendizado, digo que não sou a mesma de ontem, e é a mais pura verdade. E se errei ontem, vou batalhar pra que no dia de hoje se não conseguir consertar, que ao menos trabalhe pra que não erre mais a mesma coisa. A vida é assim, erros e acertos. Quem erra é porque está vivo, né?
Feliz CumpleDias!
Lorena Lira
P.S.: Sem comentários anônimos, por favor.